Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Procon cria cartilha com orientações para evitar golpes virtuais

Para mais informações sobre os 25 golpes mais comuns no mundo virtual, acesse o site procon.rj.gov.br

Repórter Nacional

No AR em 22/12/2020 - 18:00

As compras pela internet cresceram durante a pandemia. Antes de fechar negócios, porém, é preciso ter atenção para não cair em golpes. Para ajudar o consumidor a se prevenir contra essas armadilhas, o Procon Estadual elaborou uma lista com os golpes virtuais mais comuns. 

Um golpe que tem crescido nos ultimos dias é golpe da selfie, que pede para o consumidor enviar uma foto da identidade e também uma selfie com o documento em mãos para emitir a nota fiscal. Daí, fraudadores se passam pelo cliente e informam à plataforma que já receberam a mercadoria, para que o dinheiro seja liberado. Resultado: o produto não chega nas mãos de quem fez a compra.

Outros golpes mais comuns estão notificações falsas, que ao clicar, usuários inserem seus dados de usuário e senha em uma página de login falsa, achando que estão acessando o site oficial da rede social.

Outra prática frequente são mensagens de mídias sociais que alegam a detecção de atividades suspeitas na conta, ou que uma nova ferramenta foi adicionada, a qual necessita que o usuário insira login e senha para não ser bloqueado.

Uma estratégia é a promessa de produtos grátis ou cupons de desconto. Ao clicarem no link suspeito, as vítimas são direcionadas a um site que pedia informações sobre a linha telefônica do usuário.

A instituição enumera alguns cuidados para não cair em golpes e fraudes do mundo virtual: desconfiar sempre de ofertas muito vantajosas e de produtos milagrosos e se for comprar em loja virtual por meio de boleto bancário, observar o nome do cedente e o CNPJ; sites confiáveis nunca enviam boleto no qual o nome do cedente é uma pessoa física.

Ouça também no Repórter Nacional:

- Defesa de Marcelo Crivella entra com habeas corpus no STJ.;

- Esquema de corrupção na prefeitura do Rio de Janeiro, que teria motivado a prisão do prefeito, arrecadou R$ 50 milhões, segundo o Ministério Público Estadual;

- Primeiras doses da vacina Oxford/AstraZeneca estarão disponíveis em fevereiro, mês que o ministro da Saúde garante que será iniciada a vacinação

 

Criado em 22/12/2020 - 19:14 - Episódio Repórter Nacional 22/12/20 18h

Mais do programa