Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista alerta para riscos do uso de celular ao volante

Pesquisas apontam que apenas 20% dos motoristas tem o cuidado de não usar o celular no trânsito

No AR em 26/07/2021 - 18:32

De acordo com pesquisas, cerca de 70% dos motoristas acreditam que a direção e o celular não combinam, mas apenas 20% deles conseguem ter o cuidado de não usar o aparelho enquanto estão no trânsito.

”Sem dúvida nenhuma, é um perigo muito grande. O trânsito é algo complexo. Todos nós nos deslocamos todos os dias e cada vez mais o celular é um risco iminente de acontecerem tragédias,” alerta o vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Ricardo Hegele em entrevista ao Tarde Nacional.

“O uso do celular é responsável por quase 50% das atividades que geram falha de atenção ao conduzir.” O manuseio do celular, seja para atender uma ligação ou digitar uma mensagem, prejudica a mobilidade do motorista na condução do veículo e a prática de uma direção segura.

O uso de viva-voz, bluetooth, microfones e alto-falantes também representa risco. Apesar de possibilitar ao motorista ficar com as mãos no volante, a conversa desvia a atenção, que deveria estar totalmente concentrada no trânsito.

“O risco de acontecer um sinistro pelo uso do celular ao volante se equivale ao de uma pessoa que esteja dirigindo alcoolizada, mesmo que em baixas concentrações.”

Ouça a entrevista completa:

Criado em 26/07/2021 - 18:32