Dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil apontam que os jovens negros foram 30% mais vítimas de homicídios do que os brancos em 2013, e 18% mais encarcerados. O levantamento foi divulgado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelas Nações Unidas.
De acordo com o documento, o risco de um adolescente negro ser assassinado é quase 3 vezes maior do que de um branco. Segundo Geovan Bantu, coordenador do Fórum Nacional de Juventude Negra, o problema se deve ao racismo que está impregnado na sociedade brasileira. Ele afirma:
"Nós na sociedade em geral, nós não nos comovemos com a violência contra a juventude negra. O corpo negro de um jovem não comove a sociedade da mesma forma que o corpo de um jovem branco comove a sociedade."
O estado onde o jovem está mais vulnerável é Alagoas, onde o risco de homicídio da juventude negra é oito vezes maior. Em segundo lugar, aparece a Paraíba, seguida de Pernambuco e Ceará.
O secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, destaca algumas iniciativas como o Programa Juventude Viva, que pretende reduzir a violência contra esses jovens. Mas ele reconhece:
"Nós sabemos que a máquina do Estado, pela burocracia e muitas vezes pela dificuldade de acompanhamento, faz com que as iniciativas muitas vezes tenha dificuldade de chegar no local exato que precisa chegar, mas a gente tem a identificação desses problemas, obviamente que sabemos das críticas ao plano, e estamos inclusive formatando agora uma proposta do que nós estamos chamando de segunda fase do Juventude Viva, mais conectada com outros ministérios, que tem um papel fundamental, como o Ministério da Justiça, e a própria Secretaria Especial de Direitos Humanos."
Outra medida que também será adotada é a elaboração de um Pacto pela Redução dos Homicídios. A medida deve ser organizada pelo Ministério da Justiça em parceria com outros órgãos.
Ouça também: Senado aprova regulamentação da PEC das Domésticas
O Repórter Nacional desta quinta-feira destaca ainda:
- Desemprego é de 7,9% no primeiro trimestre;
- Ministro da Justiça diz que PEC da Bengala não traz prejuízos;
- Polícia Federal deflagra operação contra extração ilegal de ouro e pedras em terras indígenas;
- Bachelet deve anunciar novo gabinete em 72 horas;
- E britânicos vão hoje às urnas nas eleições legislativas.
O Repórter Nacional é o noticiário produzido pelo Radiojornalismo EBC que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 12h (horário de Brasília), nas rádios Nacional. Na Nacional do Alto Solimões, o noticiário vai ao ar às 10h (horário local).