Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sancionada com vetos lei de acesso ao seguro-desemprego

A presidenta vetou dois pontos do texto aprovado pelo Congresso, entre

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a lei que torna mais rígidos os critérios de acesso ao seguro-desemprego, seguro-defeso e abono salarial. A sanção foi publicada nesta quarta-feira (17) no Diário Oficial da União e a lei entra em vigor imediatamente. A medida faz parte do ajuste fiscal e o governo espera economizar com a redução da concessão de benefícios trabalhistas.

 

Mudanças

Com a lei, o trabalhador poderá pedir o seguro-desemprego, pela primeira vez, se tiver trabalhado por pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses anteriores à demissão. Antes, o período mínimo exigido era de seis meses. Nos casos em que o trabalhador tiver acessando o seguro pela segunda vez, o prazo de carência será de nove meses. Nos casos em que o acesso se der pela terceira vez, o trabalhador terá de comprovar ter trabalhado por pelo menos seis meses para receber o seguro.

 

A presidenta vetou dois pontos do texto aprovado pelo Congresso Nacional, entre eles o que trata do seguro-desemprego para o trabalhador rural.

 

O Repórter Nacional desta quarta-feira (17) destaca ainda:

TCU inicia julgamento das contas do governo Dilma
E prazo para sanção do fator previdenciário termina hoje
Maioridade penal está na pauta desta quarta-feira na Câmara e no Senado
Artilheiro da Copa América é detido acusado de dirigir bêbado
Seleção Brasileira enfrenta a Colômbia

 

O Repórter Nacional é o noticiário produzido pelo Radiojornalismo EBC que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 12h (horário de Brasília), nas rádios Nacional. Na Nacional do Alto Solimões, o noticiário vai ao ar às 10h (horário local).



Entenda as mudanças no seguro-desemprego

Novas regras trabalhistas só valerão para os demitidos após vigência da lei

Criado em 17/06/2015 - 15:55 e atualizado em 17/06/2015 - 12:24

Mais do programa