A Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, foi recebida nesta quinta-feira (20) pela presidenta Dilma Rousseff na rampa do Palácio com honras de estado. O foco do encontro é a área econômica. O Brasil quer atrair investimentos alemães. Na pauta, estão projetos da segunda etapa do programa de infraestrutura e logística, como rodovias, portos, aeroportos e ferrovias. Mas elas também devem tratar de cooperação em outras áreas, como bioeconomia, saúde, educação, segurança alimentar e pesquisa marinha.
Também será adotado uma declaração conjunta sobre mudanças do clima, visando a conferência das partes da Convenção-Quadro sobre mudanças do clima que acontece em dezembro em Paris, na França. A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa e o quarto parceiro brasileiro no mundo.
No ano passado as transações entre os dois países superaram 20 bilhões de dólares, o valor é quase o triplo do registado há dez anos. Atualmente existem 1.600 empresas alemãs instaladas no Brasil, o que representa o maior parque industrial alemão fora da Alemanha.
O Repórter Nacional destaca ainda:
Mais um preso na Operação Lava Jato é transferido para o Complexo Penal de Curitiba;
Taxa de desemprego atinge 7,5% em seis regiões metropolitanas;
Está suspensa venda de 73 planos de saúde;
Ato na Avenida Paulista lembra vítimas de chacina em Osasco e Barueri e pede elucidação do caso;
França e Inglaterra assinam acordo para resolver crise dos migrantes.