Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Índice de vulnerabilidade social cai 27% no Brasil em 10 anos

A vulnerabilidade social à que o índice se refere indica a ausência ou

O Índice de Vulnerabilidade Social brasileiro caiu 27% no período de 2000 a 2010, fazendo com que o país passasse da faixa de alta vulnerabilidade social para a faixa de média vulnerabilidade social. Os dados foram divulgados hoje (1º) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

De acordo com a publicação Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, o número de cidades com alta ou muito alta vulnerabilidade social caiu de 3.610 no ano 2000 para 1.981 em 2010. Já o de municípios com baixa ou muito baixa vulnerabilidade social passou de 638 para 2.326 no mesmo período.

 

A vulnerabilidade social à que o índice se refere indica a ausência ou insuficiência de recursos ou estruturas (como fluxo de renda, condições adequadas de moradia e acesso a serviços de educação) que deveriam estar à disposição de todo cidadão. A divulgação do índice serve para orientar gestores no desenvolvimento de políticas públicas de acordo com as carências e necessidades de cada localidade.

 

A melhora, segundo o levantamento, foi mais nítida em alguns estados das regiões Centro-Oeste (como a faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul), Norte (especialmente no Tocantins) e Nordeste (com destaque para o sul da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e leste de Pernambuco).

 

O Ipea ressaltou, entretanto, que o quadro de disparidades regionais no país permanece, com concentração de municípios na faixa de muito alta vulnerabilidade social no Norte (Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia) e no Nordeste (principalmente no Maranhão, em Alagoas e em Pernambuco, além de porções do território baiano).

 

Com informações da Agência Brasil.

 

O Repórter Nacional destaca ainda:
- Copom começa a definir hoje nova taxa de juros
- Gás de cozinha está mais caro
-  Empresários da Odebrecht ficam calados em sessão da CPI da Petrobras
-  Estação de trens de Budapeste é fechada por causa  de excesso de migrantes
- Papa autoriza perdão a mulheres que fizeram aborto



Falta de saneamento básico no Brasil afeta a educação

Tarde Nacional discute o saneamento básico no Brasil

Criado em 01/09/2015 - 16:14 e atualizado em 01/09/2015 - 13:10

Mais do programa