A presidenta Dilma Rousseff vai reunir na tarde desta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto, os 31 ministros de sua equipe. É a primeira reunião ministerial após a reforma administrativa anunciada na última semana e a segunda deste mandato de Dilma. O vice-presidente Michel Temer também vai participar do encontro.
Dilma deve acertar a nova configuração do governo, após o corte de oito ministérios e o remanejamento de titulares de algumas pastas. Na segunda-feira (5), dez ministros tomaram posse. As mudanças da reforma administrativa também incluíram a extinção de secretarias nacionais e corte de cargos comissionados.
Segundo Dilma, além de reduzir custos e melhorar a gestão, a reforma foi feita garantir a unidade em um governo de coalizão. Ao anunciar a reforma, a presidenta disse que o objetivo é tornar a divisão de forças mais "equilibrada" e construir um ambiente de "coesão parlamentar".
Na pauta do encontro desta quinta-feira, também devem estar o novo adiamento da análise de vetos presidenciais, pelo Congresso Nacional, a projetos que aumentam despesas e a rejeição das contas do governo de 2014 pelo Tribunal de Contas da União, recomendada ontem (7) por unanimidade pelo colegiado. O parecer agora será submetido à deliberação do Congresso Nacional e o governo precisa trabalhar para evitar uma derrota.
Com informações da Agência Brasil.
O Repórter Nacional desta quinta-feira (8) destaca também:
- Brasil registrou 160 mortes violentas por dia em 2014
- Polícia Federal deflagra nova etapa da operação Zelotes
- Seleção brasileira e Chile se enfrentam hoje em primeiro jogo das eliminatórias da Copa do Mundo
TCU julga contas de Dilma hoje; Governo pede que STF suspenda votação
Conheça os novos ministros do governo Dilma