A Coreia do Norte anunciou nesta quarta- feira (6) ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio. É o 4º teste com arma nuclear feito pelo país, mas dessa vez foi realizado com bomba de hidrogênio que é mais poderosa e pode ser até 50 vezes mais potente que uma bomba nuclear.
A explosão aconteceu ás 23h30 de terça- feira (horário de Brasília) e provocou um tremor de 5 graus de magnitude em uma conhecida zona de testes nucleares do país.
A ação teve forte repercussão internacional. A China condenou fo teste e evacuou moradores e trabalhadores de três cidades próximas a fronteira com a Coreia do Norte pelo impacto do abalo em edifícios e escritórios chineses. O 1º ministro do Japão, Shinzo Abe qualificou o teste de grave desafio e séria ameaça a região.
A Coreia do Sul condenou a explosão com veemência e disse que o governo norte-coreano pagará por essa afronta. Já os Estados Unidos, prometeram uma resposta a altura da provocação e o governo francês pede uma resposta forte do que considera uma violação inaceitável das leis internacionais. O teste surpresa da bomba a gás norte coreana foi autorizada pessoalmente pelo ditador Kim Jong -Un.
O conselho de segurança da ONU faz uma reunião de emergência nesta tarde em Nova York para discutir uma resposta que deve incluir novas sanções ao país.
O Repórter Nacional destaca ainda:
Vendas de automóveis caíram mais de 26 por cento no ano passado;
Inflação para famílias de menor renda fecha 2015 com alta de 11,52%;
Primeiras migrações de rádios AM para FM devem ocorrer até abril, diz André Figueiredo;
Corregedoria da PM instaura inquérito para investigar chacina em São Paulo.
Especialista avalia situação entre Coreia do Norte e Coreia do Sul