Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia decisivo para Eduardo Cunha no Conselho de Ética

O desfecho do caso está nas mãos da deputada Tia Eron (PRB-BA)

Marcada para o início da tarde desta terça-feira (14), a reunião do Conselho de Ética pode concluir, depois de oito meses, o processo contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O desfecho do caso está nas mãos da deputada Tia Eron (PRB-BA), que substituiu o primeiro relator do caso, Fausto Pinato (PRB-SP), que ainda não se manifestou publicamente.

 

Pela contabilidade feita por parlamentares, Cunha tem 10 votos a seu favor e nove contra. Eron pode engrossar o apoio ao peemedebista ou empatar o placar passando para o presidente do conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), favorável ao afastamento, a decisão sobre o placar final.

 

Se a cassação for aprovada, aliados de Cunha vão redobrar esforços para tentar aprovar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a consulta feita pelo presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que altera o rito de votação do processo disciplinar no plenário. A resposta a este questionamento determina que a decisão do Conselho seja remetida ao plenário da Câmara em projeto de resolução que pode receber emendas somente a favor do representado, o que poderia significar um abrandamento da pena. A cassação - que é decidida no plenário por voto aberto - depende de 257 parlamentares.

 

A CCJ já tentou colocar a matéria em votação três vezes, mas PT, PCdoB, PSDB e DEM rejeitam a medida e têm obstruído a decisão. Hoje, a comissão tem nova reunião marcada para o mesmo horário da sessão do Conselho de Ética onde a decisão sobre o futuro de Cunha pode ainda ser adiada novamente. O temor é que novamente Tia Eron não compareça e o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), um dos principais aliados de Cunha no colegiado e que tem sido o primeiro a registrar presença nas sessões, acabe definindo o placar final.

 

*Com informações da Agência Brasil

 

Saiba como será o rito de votação na matéria de Priscila Mazenotti no player acima.

 

O Repórter Nacional destaca ainda:

- Comissão do Impeachment inicia fase de depoimentos da defesa de Dilma
- Temer visita Parque Olímpico no Rio de Janeiro
- Vendas no comércio recuam 6,7% em um ano, diz IBGE
- Sobe para cinco número de mortos pelo frio, em São Paulo
- Estado Islâmico assume assassinato de casal de policiais na França



Conselho de Ética se reúne em sessão que pode cassar Eduardo Cunha

Parecer de Arthur Lira pode salvar Eduardo Cunha da cassação

Criado em 14/06/2016 - 17:22 e atualizado em 14/06/2016 - 14:29

Mais do programa