Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Consumo de alimentos após enchentes requer cuidados; confira dicas

Confira na entrevista os procedimentos corretos quanto ao consumo de

O Repórter Rio desta segunda-feira (25), conversou com a subgerente de Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro, Willenes Souza, sobre o consumo de alimentos e medicamentos em período de muita chuva. 

 

 

Após enchentes e outros desastres naturais, a população deve prestar atenção em alimentos, bebidas, utensílios e medicamentos, potenciais alvos de contaminação durante enchentes. Para reaproveitá-los e consumi-los é preciso seguir algumas recomendações, alertou a subgerente. 

 

 

"O ideal é que se proteja tudo para que não entre em contato com a água contaminada. Caso os alimentos sejam atingidos pela água, eles devem ser descartados. Somente os enlatados podem ser desinfectados. No caso dos enlatados, o ideal é uma limpeza com água e sabão e, em seguida, deixá-los na imersão de uma mistura de água e água sanitária. Já os medicamentos, um fator a mais influência, os remédios sofrem com a alteração da temperatura. Quando a água baixar, a higienização e a desinfecção deve ser feita de forma adequada", orientou Willenes. 

 

 

No caso dos ambientes, as pessoas devem evitar entrar em contato com a água contaminada sob o risco de doenças. Para a limpeza dos locais atingidos pelas águas impróprias, é recomendado o uso de luvas e botas (galochas). Os ambientes devem ser lavados com água e sabão e depois com a solução de água e água sanitária. Quanto ao consumo de água para beber, recomenda-se que se ferva por um minuto ou se opte por água engarrafada ou mineral.

 

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra.

 

Repórter Rio vai ao ar de segunda a sexta das 6h às 7h45 na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio (21) 99903-5329 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779/ e-mail ouvinte@ebc.com.br.



Criado em 25/01/2016 - 13:52 e atualizado em 25/01/2016 - 17:26

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.