A médica e coordenadora do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CBMEVi), Flavia Bravo, em entrevista ao Repórter Rio desta quinta-feira (4), listou dicas e fez recomendações básicas sobre saúde durante o carnaval e alertou sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti
"O folião deve tomar cuidados com o mosquito da dengue. Não só o folião, mas quem quer que seja tem de usar repelente e quem estiver com algum sintoma deve reduzir o ritmo porque doença e folia não combinam". recomendou Flavia.
A médica indica também intercalar líquido, água ou suco, com a ingestão de álcool. O consumo exagerado de álcool leva à desidratação e muitos se esquecem de comer. "É importante se manter hidratado e alimentado adequadamente", lembrou Flavia.
Quanto a alimentação, todo e qualquer exagero como uma feijoada deve ser evitada assim como outros alimentos pesados, pois demandam de muita energia para digeri-los.
"Barrinhas de cereais e frutas são boas opções, também evitar os alimentos de ambulantes que não sabem sua procedência nem como são manipulados, assim como o tempo que está pronto. Para quem vai pegar a estrada e fica longo tempo preso nos engarrafamentos, o melhor é dar umas paradas, esticar as pernas, ir ao banheiro, beber bastante líquido e optar pelos alimentos como frutas e chocolates" .
Ouça a entrevista no player acima, e acompanhe o Repórter Rio de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h e de 7h30 às 8h.
Para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o Whatsapp da rádio: (21) 99903-5329 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.