Hoje, Dia Nacional de Combate ao Alccolismo, o Repórter Rio conversou com um representante do Alcoólicos Anônimos (AA) Sr. Ramos (nome fictício devido ao anonimato recomendado) que relatou sobre o funcionamento do grupo e o que precisa para ser membro da irmandade.
"Não é uma seita, nem religião, não está filiada a nenhuma instituição política, é auto-sustentável, a única finalidade é a manutenção da sobriedade. Qualquer pessoa que perceba mudança de comportamento ao ingerir alguma bebida alcoólica deve procurar ajuda. Qualquer efeito que o álcool possa provocar no indivíduo fica evidenciado a dependência química".
Contou sobre sua experiência de 19 anos de abstinência: "Um dia de cada vez, 24 em 24 horas, foi o que me sugeriram, a partir daquele momento que eu admiti que era dependente químico, aí sim houve a rendição". Completou dizendo: "caso tenha um amigo, conhecido, parente, em casa, no trabalho, na universidade que ao beber tenha seu comportamento alterado, o encaminhe a um dos 600 grupos de AA que existem na cidade do Rio de Janeiro ou pelo telefone 2253-3377".
Ouça a entrevista no player acima e acompanhe o Repórter Rio de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h e de 7h30 às 8h. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 99903-5329 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.