Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo do Rio entrega planos municipais de saneamento para 34 cidades

Planos apresentam propostas para esgotamento sanitário, abastecimento

O governo do Rio de Janeiro entregou planos municipais de saneamento básico para 34 cidades do estado. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente informou que esses projetos analisaram a situação atual do saneamento dos municípios e, ao mesmo tempo, apresentam propostas para universalizar serviços públicos fundamentais para a população, como esgotamento sanitário, abastecimento de água e limpeza urbana

 

Para a ex-deputada estadual e ambientalista, Aspásia Camargo, esses planos vêm de um esforço para salvar a Baía de Gaunabara. "O plano é o primeiro passo para que se possa ter uma boa política de saneamento. Ao longo desses anos todos, ninguém tinha plano nenhum. Temos que comemorar o fato de que há planos, embora a gente saiba que muitas vezes esses planos são pouco eficientes. Temos de avaliar a qualidade desses planos - eu não tive acesso a nenhum deles. Mas é bom para o Rio de Janeiro ter esses planos agora, completos e concluídos para poder enfrentar a segunda etapa do trabalho que é a mais dura, porque depende de recursos que o Estado não tem e, agora, cada vez tem menos, o estado está falido", comentou Aspásia ao Repórter Rio desta terça-fera (23).  

 

Confira mais informações sobre os planos municipais de saneamento  

 

Aspásia Camargo  ressaltou também que a municipalização desses planos é importante.  "A atual conjuntura de Zika, dengue e chikungunya revela o estado de precariedade em que que o Brasil se encontra, em que o estado do Rio de Janeiro se encontra, que a cidade do Rio de Janeiro se encontra, 100 anos depois de Osvaldo Cruz ter conseguido combater o Aedes Aegypti com a febre amarela. Não temos justificativa para estarmos numa situação tão ruim, tão precária", disse.

 

Clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra. 



Criado em 23/02/2016 - 12:19 e atualizado em 23/02/2016 - 11:06