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Dia Internacional de Defesa do Consumidor é nesta terça-feira (15)

Código de Defesa do Consumidor ainda precisa melhorar diz Maria Inês

O Repórter Rio desta segunda-feira (14) conversou com a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, sobre os avanços e o que ainda precisa ser melhorado pelo Código de Defesa do Consumidor.

 

"Ainda comemorando o jubileu de prata o código deveria estar sendo comemorado por todos nós, brasileiros, mas esse código ampliou os direitos dos cidadãos nas relações de consumo, mas temos ainda muito que melhorar principalmente alguns setores que são muito resistentes a terem a aplicação do código, atender ao consumidor, resolver os problemas. Nós ainda temos a sensação de que temos que cobrar muito mais das agências reguladores principalmente por melhores serviços das concessionárias de energia elétrica, água, saneamento, telecomunicações".

 

Maria afirmou que "recentemente, entramos com uma ação judicial contra as bandeirinhas tarifárias, que estão com uma campanha gigante para que o cenário mude no país para que se deixe de cobrar esses encargos extras nas contas dos brasileiros. Temos avanços como na indústria automobilística com relação à segurança veicular". Sobre o que precisa melhorar Maria foi taxativa: "produtos pagos e não entregues, cobranças indevidas em contas, mini-apagões de energia que dificultam as ligações, tarifas que surgem em extratos bancários". A coordenadora concluiu que esse cenário vai se transformando positivamente quando todos se unirem em favor das causas para coibir abusos que hoje custam muito caro e que afetam o bolso do consumidor.

 

Para ouvir a entrevista na íntegra clique no player acima.

 



Criado em 14/03/2016 - 14:30 e atualizado em 15/03/2016 - 14:58