Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Discriminação, preconceito e racismo vão de encontro com a falta de

Hoje (21), Dia Internacional contra a Discriminação Racial, o Repórter Rio conversou com o conselheiro do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, Ivanir dos Santos.

 

Recentemente, novos casos de racismo na internet, inclusive contra atrizes famosas, foram registrados, e Ivanir comentou o assunto.Os investigados foram presos e, em seguida, liberados. Para o conselheiro, a aplicação da Lei 7.716, a Lei Caó, que define os crimes resultantes de preconceito racial é um avanço na sociedade brasileira.

 

"Se por um lado dizia-se que no Brasil não existia racismo, mas as pessoas faziam discriminação de uma forma velada, mas oculta, isoladas, enquanto pessoas. Hoje, você tem o alvo cada vez mais público que é a internet, achando que não vai ser descoberto. Esse preconceito agora fica mais exposto. Discriminação contra nordestinos, africanos e outros também são feitos. Esses casos por se tratarem de pessoas públicas houve um empenho maior das autoridades".

 

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player acima.

 

O conselheiro questiona porque não há monitoramento preventivo dessas páginas. "O racismo muda de cara, o problema maior é a educação que deve ser ensinada na escola desde cedo. Medidas educacionais são mais importantes que as criminais", concluiu Ivanir.

 

 

 



Criado em 21/03/2016 - 16:05 e atualizado em 21/03/2016 - 15:43