No primeiro dia de funcionamento, o Disque-Multas congestionou a mesa telefônica da Assemblea Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Quem fez essa afirmação foi o deputado estadual, vice-presidente da Comissão de Transportes e idealizador do serviço, Dionísio Lins. Segundo o parlamentar, a população não aguenta mais a industria da multa, a famosa pegadinha.
"O motorista passa por um pardal eletrônico, diminui a velocidade e mais a frente é flagrado por uma câmera escondida. E o pior, você pega centenas de multas que vêm com capacete cujo motorista não tem nem moto e os julgamentos são sempre indeferidos. Além disso, os equipamentos não são aferidos nem tampouco têm selo do Inmetro. O objetivo é tentar junto ao órgão rever aquilo que a população tem direito, essa é a finalidade da proposta".
Questionado sobre o trâmite, a partir da denúncia, se pode reverter a multa cobrada indevidamente, o deputado estadual diz: "haverá um protocolo, com oficio do poder legislativo, já foi pedido um 0800 ao presidente da Alerj, pois a demanda foi muito grande e os órgãos competentes vão analisar a questão e resolver satisfatoriamente".
Pra ouvir a entrevista na íntegra, clique no player acima.
O serviço atenderá de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no telefone (21) 2588-1200. As denúncias serão encaminhadas aos órgãos responsáveis pelas multas. A expectativa é que sejam respondidas em até 15 dias.