Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Movimento Brasil sem Parasitose percorrerá 11 cidades brasileiras

Ação itinerante levará conhecimento e atendimento médico gratuito à

Na próxima sexta-feira, dia 18 de março, acontece o lançamento do Movimento Brasil sem Parasitose, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro. É uma iniciativa com cunho social e educacional da Federação Brasileira de Gastroenterite (FBG) de acordo com as diretrizes da OMS de controle dos parasitoses intestinais cujo objetivo é reduzir a ocorrência das doenças parasitológicas, evitando consequências severas e o óbito.

 

Acontecerá em 11 cidades brasileiras, entre março e outubro deste ano, em uma unidade móvel, e vai levar à população além do atendimento médico, informação sobre a importância de hábitos de higiene pessoal e doméstica assim como tratamento antiparasitário para o controle de doenças, que só podem ser feitas por médicos especialistas.

 

O Repórter Rio conversou com o vice-presidente da Federação de Gastroenterologia, James Marinho, que revelou que no Brasil até 36 por cento da população total sofre em alguma parasitose e, considerando somente as crianças, a prevalência sobe para 55,3 por cento. Um dos fatores que mais contribuem para o aumento da incidência de parasitose é a ausência de saneamento básico em regiões carentes.

 

Outro fator determinante, segundo James Marinho, "é a falta de hábito de lavar as mãos frequentemente além de não higienizarmos adequadamente os alimentos antes de consumi-los e acima de tudo, andarmos descalços. Essas mudanças de comportamento seriam importantes para a prevenção, tratamento e controle das verminoses".

 

As cidades em que o movimento passará são: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, São Luis, Brasília e Belo Horizonte. Para acompanhar a caravana e conferir as datas de atendimento, acesse o site www.brasilsemparasitose.com.br



Criado em 15/03/2016 - 14:16 e atualizado em 15/03/2016 - 11:21