Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tuberculose: OMS diz que 1/3 da população mundial tem contato com bacilo

73 mil novos casos são notificados por ano

O Fórum Estadual de ONGs na Luta Contra a Tuberculose do Rio de Janeiro, vai realizar Reunião Ordinária que acontecerá nesta quinta-feira(03), das 10h às 13h, no Auditório da Federação de Bandeirantes do Brasil, na Av. Marechal Câmara, 186 - 5º andar - Centro - RJ. O objetivo é conscientizar sobre a doença.

 

A entrevista foi com o coordenador do Centro de Educação Sexual, (Cedus) Roberto Pereira, que falou sobre a situação da doença no estado do Rio de Janeiro.

"Na verdade se ficou muito tempo sem falar sobre a tuberculose, e hoje ainda é muito comum, o desconhecimento total da doença. O esquecimento é tão grande, que o ministério da saúde desde dezembro não tem uma coordenação do Programa Nacional de Tuberculose, e apesar de todo o esforço nós daqui do Rio de janeiro e de toda a rede brasileira, junto com os comités conta a tuberculose, não tem resposta nenhuma". Os dados são preocupantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1/3 da população do mundo tem contato com o bacilo da tuberculose e são dados alarmantes.

 

No Rio, 73 mil novos casos são notificados por ano. A taxa de incidência é de 33 para cada 100 mil habitantes, dados de 2014. Já a taxa de óbito é de 4500 pessoas por ano. O Rio de Janeiro é a maior incidência do Brasil também com a maior taxa de tuberculose em números de resistentes.

 

Roberto faz um alerta: "Aquilo que é ruim pode ficar pior, o bacilo se não for tratado, e é importante saber que se tratando a tuberculose tem cura mas, se for interrompido o tratamento, se não for feito de uma forma correta, ele pode adquirir resistência ao tratamento e o que pode ser curado em 6 meses pode levar até 2 anos".

 

Lembrou ainda que as Reuniões do Fórum são abertas para as Instituições afiliadas, profissionais de saúde e áreas afins, gestores e outras Instituições interessadas pela temática.

 

 

Ouça a entrevista na íntegra no player acima. 

 

 

Acompanhe o Repórter Rio de segunda a sexta-feira, de 6h às 7h e de 7h30 às 8h. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 99903-5329 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.



Criado em 02/03/2016 - 14:48 e atualizado em 02/03/2016 - 13:03