Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qual a diferença entre a gripe comum e a H1N1?

Infectologista dá dicas importantes sobre a doença

O Repórter Rio desta sexta-feira (01) entrevistou o professor da UFRJ e infectologista, Alberto Chebabo, sobre a possibilidade de surto de H1N1 e a primeira morte confirmada no Estado do Rio de Janeiro.

 

O especialista afirmou que não existe diferença entre gripe simples e H1N1. "As duas se comportam do mesmo jeito, o quadro clínico é o mesmo, a única diferença é que o vírus do H1N1 tem uma capacidade maior de provocar doenças graves, os riscos de complicações do H1N1 são maiores do que dos outros vírus".

 

Com relação aos grupos de risco, o infectologista explicou: "os idosos com mais de 65 anos, crianças menores de 2 anos, gestantes, pacientes com doenças crônicas, como cardiopatias, doenças pulmonares são os mais vulneráveis. A melhor forma de prevenção ainda é a vacina, já que o vírus é transmitido pelo ar. Outra forma de contaminação é através do contato. A melhor forma de evitar essa contaminação é lavar muito bem as mãos, evitar coçar o olho, e não levar a mão à boca". 

 

Vale ressaltar que a gripe H1N1 atinge 11 estados e já matou 46 pessoas no país. Para conferir a entrevista completa do Repórter Rio, comandado pelo jornalista Dylan Araujo, acesse o site radiosebc.com.br>radionacionaldorj>repórterrio



Criado em 01/04/2016 - 13:49 e atualizado em 01/04/2016 - 12:45