Cerca de 3 mil famílias foram retiradas de um terreno em Tabatinga no último dia 16 de setembro. Em cumprimento a uma ordem judicial, a Polícia Militar cumpriu a reintegração de posse na invasão, localizada atrás da Vila Brasil, no bairro Santa Rosa.
O Repórter Solimões, da Rádio Nacional do Alto Solimões, acompanhou a ação, que gerou bastante tumulto no local. Segundo os moradores, eles já entraram com uma ação na Justiça para garantir seus direitos de permanecer na terra, que segundo eles, "é improdutiva e só serve de desmanche de moto e droga". Ouça a reinvindicação dos moradores:
De acordo com o comandante da Polícia Militar em Tabatinga, Tenente Coronel Nilo Côrrea, uma liminar concedeu a posse do terreno novamente ao proprietário. "Diante disso, a juíza competente expediu o mandado de reintegração de posse e então a PM está cumprindo a ordem judicial".
A prefeitura municipal de Tabatinga informou que as mais de 3 mil famílias estão sendo cadastradas pelos programas sociais do governo federal, para receberem assistência. O programa tentou contato com a juíza Virgínia Morosin Rodrigues, que responde pela 2ª Vara da Comarca de Tabatinga, mas não obteve sucesso.