O açaí pode ser utilizado, além das potencialidades já conhecidas, para a produção de artesanato, gerando renda para quem produz a bebida e, também, quem a utiliza os caroços para fabricação de “biojoias”.
Confira outras edições do Repórter Solimões
O produtor de açaí Moisés Arevalo fala qual o destino dos caroços do açaí depois da sua produção. “Como trabalho há três anos com a produção de açaí, estou guardando os caroços para adubo”.
A presidente da Associação dos Artesãos de Tabatinga, Maria Melo, disse como são reaproveitados os caroços de acaí na produção do artesanato.“Beneficiamos a semente e depois a utilizamos na fabricação de ecojoias e objetos para comercialização”.
Maria informou, ainda, que a associação precisa comprar o caroço de açaí beneficiado de Letícia, na Colômbia, já que em Tabatinga não há maquinários para o beneficiamento da semente.
O caroço de açaí, além do artesanato, pode ser transformado em energia elétrica, mecânica e gás combustível para uso em caldeiras, substituindo a lenha e o carvão, que liberam gases nocivos ao meio ambiente. Além de promover maior sustentabilidade ambiental, essa biomassa também é reutilizada na fabricação de ração para animais, café e até na produção de móveis.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).