Duas crianças morreram com diarreia e vômito na comunidade de Prosperidade II, localizada a 53 quilômetros da sede do município de Benjamin Constant. A informação chegou à Secretaria de Saúde do município na última terça-feira (3).
Uma das crianças é Jean Miguel Martins Curico, que tinha um ano de idade e era filho do agente de Saúde da comunidade Gesiel da Silva Curico. O falecimento aconteceu no dia 13 de fevereiro.
A criança começou a apresentar sintomas de diarreia e vômito e somente foi levada ao hospital quatro dias depois. Primeiramente foi atendida pelo Hospital Geral de Benjamin Constant e, em seguida, transferida para o Hospital de Guarnição em Tabatinga, onde veio a falecer. De acordo com o atestado de óbito assinado pelo médico Rodrigo Augusto Monteiro Cardoso, a criança faleceu com infecção generalizada.
O Secretário de Saúde, Walmir Lima, acompanhado de enfermeiros, médicos e funcionários da vigilância Sanitária de Benjamin Constant, estiveram na comunidade na última quarta-feira (4) para verificar a situação. Ainda durante a visita, várias crianças foram atendidas, principalmente as que apresentavam febre, vômito e diarreia.
Além do atendimento médico, foram entregues medicamentos, e a equipe da secretaria de saúde coletou amostras de água de diversas residências para serem analisadas em laboratório, bem como orientações de como tratar a água e os cuidados de higiene.
A informação é da Assessoria de Comunicação do município de Benjamin Constant.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).