No último sábado (23), moradores do Conjunto Alonso Ipuchima, em Benjamin Constant, realizaram Mutirão Comunitário de limpeza, com o objetivo de diminuir a quantidade de lixo e o crescimento de mato ou capim nas ruas do conjunto. “A coleta de lixo não está sendo feita dentro do bairro”, reclama o morador do conjunto Valderlí Mesquita.
Danilo Farias, presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Alonso Ipuchima, disse que a ação visa unir os moradores do conjunto e chamar a atenção do poder público para os serviços de limpeza no bairro.
Bismark Sales, secretário de Administração da Prefeitura de B. Constant, disse que a administração não foi avisada do mutirão, mais que está a disposição para as próximas ações.
A Fundação de Saúde do Amazonas em seu site explica que o acumulo de lixo nas ruas pode causar uma série de doenças a população, as mais comuns são leptospirose causadas pelos ratos, além de febre tifoide e cólera causadas por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos. Daí a importância da coleta regular de lixo e a limpeza constante da vegetação nas ruas.
Ouça também: Usuários de drogas roubam Igreja Católica em Benjamin Constant
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).