Cerca de quarenta agricultores das comunidades da Costa da Ilha, Nova Esperança e Moura, localizadas no município de Fonte Boa (AM), participaram, entre os dias 17 a 21 de agosto, do Curso de Cultivo de Hortaliças em Área de Várzea.
O objetivo da capacitação, segundo o técnico agrônomo João Hilário Borges, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), foi transferir as novas tecnologias usadas no plantio de hortaliças aos produtores para aumentar a produção agrícola das famílias. Ele destacou as cultivares realizadas com os agricultores.
“As culturas que a gente trabalhou mais fortemente foram a de couve, repolho, pimentão, tomate. Nós tentamos abranger de forma geral todas as hortaliças de folhosas até as hortaliças frutis, porque o nosso mercado local está com um deficit muito grande. Nós estamos incentivando esses agricultores a começarem a produzir e a desvincularem um pouquinho da produção de Manaus quanto à aquisição desses produtos”.
Na área de psicultura, o Idam vai realizar ações de manejo do pirarucu e na área da agricultura trabalhos de mecanização agrícola para o plantio da mandioca com os ribeirinhos.
O Curso de Cultivo de Hortaliças em Área de Várzea foi realizado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).