Os atendimentos aos pacientes com suspeita de meningite e as investigações necessárias para confirmação de possível surto da doença em Santo Antônio do Içá, no Amazonas, iniciaram na última quinta-feira (24).
Todo o acompanhamento está sendo feito pela Unidade Hospitalar do município e por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Até o momento, são sete casos clinicamente compatíveis, tendo sido registrado dois óbitos.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, a situação está sob controle e o estado dos pacientes é estável.
Segundo ele, os médicos da FMT estão realizando o atendimento clínico dos pacientes e fazendo a busca ativa de novos casos, para identificar precocemente e providenciar o tratamento.
De acordo com a diretora-presidente em exercício da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, todas as providências estão sendo tomadas para investigar e conter um possível surto, desde a entrega de medicamentos até a orientação dos profissionais de saúde, obedecendo todas as medidas estabelecidas em protocolo do Ministério da Saúde.
O resultado dos exames feitos nos pacientes com suspeita da doença está previsto sair nesta terça-feira (29).
*Com informações da Secretaria de Saúde Saúde do Amazonas, de Tabatinga, Kátia Franco.
Após morte por meningite, população de Santo Antônio do Içá- AM busca por vacina