Até essa quarta-feira (9), Tabatinga recebe o V Encontro Internacional de Ensino e Pesquisa em Ciências na Amazônia. O evento tem como objetivo ampliar a linha de conhecimento em diversas áreas da educação e social, de pesquisa, e mostrar para o público os resultados que vem sendo alcançado na região de fronteira.
Acadêmicos e estudantes de escolas municipais e estaduais da cidade participam do encontro.
O coordenador do evento, professor Antônio Ivan Ruís, do Centro de Estudos Superiores da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), explica que os trabalhos apresentados serão publicados oficialmente na internet.
A estudante Carmem Lúcia, que participa do encontro, destacou sobre a palestra de segurança nas escolas de Tabatinga, que foi ministrada por policiais militares e abordaram o trabalho social que é realizado através, do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd).
“Todas as palestras sempre deixam alguma coisa para nós, a primeira palestra foi sobre o Proerd, muito importante a valorização dos policiais que fazem a mediação com os colégios, incentivando as crianças tendo uma conduta melhor."
Durante o vento acontecem minicursos, mesas redondas e oficinas de vários temas sobre educação.
O evento começou, dia 5, e segue até esta quarta-feira (9). Cerca de 200 pessoas se inscreveram no evento e que ao final do encontro receberão certificados de participação.