Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil e Colômbia firmam parceria na fronteira na área de segurança pública

Ações conjuntas serão realizadas nas cidades de Letícia e Tabatinga

As Polícias Militar e Civil do Estado do Amazonas, juntamente com a Força Nacional de Segurança Pública, estiveram em reunião na última terça-feira, dia (19), na sede da Polícia Nacional de Colômbia, com o objetivo de planejar ações em conjunto na área de segurança pública na cidade gêmea de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (Brasil).

 

Ficou acertado que a troca de informações e união entre as forças é fundamental para a produção de maior sensação de segurança na tríplice fronteira Brasil-Perú-Colômbia.

 

Em 2015, ocorreram 25 homicídios na cidade de Tabatinga, quase todos por arma de fogo e com características de pistolagem. No mesmo período, em Letícia, ocorreram nove homicídios todos por arma branca.

 

Entretanto, as duas cidades enfrentam aumento no número de furtos de motocicletas e outros crimes. Dessa forma, ações a médio e longo prazo ocorrerão especialmente na repressão aos delitos mais comuns como os furtos, roubos e tráfico de entorpecentes.

 

O policial Jarbas Alves, Relações Públicas do 8º Batalhão de Polícia Militar em Tabatinga, informou que, em breve, os veículos só poderão passar de uma cidade para outra desde que estejam devidamente legalizados nos respectivos países com condutor habilitado, veículo licenciado e equipamentos obrigatórios de segurança exigidos pela legislação específica de cada país.

 

Durante a entrevista, ele deixou algumas dicas de segurança aos moradores, em caso de assalto:

▪ Responda com calma somente ao que lhe for perguntado ou para avisar sobre qualquer gesto ou movimento a ser realizado;

▪ Procure memorizar todos os detalhes possíveis, fisionomia, modo e frases usadas, roupas, gírias, trajetos, locais visitados, veículos utilizados, entre outros.

▪ Registre a ocorrência em uma Delegacia de Polícia.

 

*Com informações da Polícia Militar de Tabatinga



Criado em 22/01/2016 - 12:00 e atualizado em 22/01/2016 - 15:45

Mais do programa