O 1°Encontro da Associação de Redução de Danos no Amazonas (ARDAM), direcionado à tríplice fronteira, teve início nesta segunda-feira (22), em Benjamin Constant, no Amazonas, e segue até a próxima quarta-feira (24).
O evento tem como objetivo minimizar, em forma estratégica de saúde pública, as possíveis consequências adversas do consumo de substâncias psicoativas (drogas) lícitas ou ilícitas sem necessariamente interromper o uso.
Uma dessas drogas lícitas é o álcool, a psiquiatra e pesquisadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, Carolina Hanna Chaim, destaca alguns que doenças relacionadas ao fígado, como cirrose e insuficiência hepática, pancreatite e úlceras estão entre os danos causados pelo consumo de álcool.
O encontro também tem como meta promover os direitos humanos, a inclusão social e a cidadania das pessoas que usam drogas, respeitando que todos têm o direito ao acesso à saúde e outros serviços.
O evento acontece no auditório da Biblioteca Municipal e tem a parceria entre a prefeitura de Benjamin Constant, Susam, Ministério da Saúde, Aborda e Unaids. Acontece no auditório da Biblioteca Municipal.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
*Colaborou Adryano Jhoseph, da Prefeitura de Benjamin Constant.