Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cadastramento biométrico de eleitores do Alto Solimões só será em 2017

Atualmente, em três municípios do amazonas: Manaus, Autazes e Careiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai iniciar, em 2017, o cadastramento biométrico nos 52 dos 62 municípios do Estado onde ainda não foi feito o procedimento, de acordo com o secretário de Tecnologia e Informação (TI) do TRE-AM, Messias Andrade.

 

De acordo com ele, ainda não é possível detalhar maiores informações a respeito, uma vez que o planejamento ainda está sendo elaborado.

 

No início de novembro de 2015, os números de atendimentos diários em Autazes e Careiro mostravam que era viável chegar a mais dois municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) onde não há atendimento: Silves e Manaquiri.

 

Um mês depois, porém, devido ao ‘controle de despesas de R$ 428 milhões do governo federal’, o tribunal ficou sem uma previsão de quando seriam feitos os cadastramentos biométricos nessas cidades, afirma Andrade.

 

O cadastramento biométrico está sendo realizado, atualmente, em três municípios da Região Metropolitana, Manaus, Autazes e Careiro. Nessas cidades, o cadastramento vai até o dia 26 de fevereiro.

 

Os municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva passaram pelo cadastro biométrico anteriormente. Tabatinga, e os outros, segundo informação do TRE, o cadastro deve acontecer em 2017.

 

Todo cidadão de 18 a 70 anos que tem título (de eleitor registrado), na capital, é obrigado a fazer a biometria até 26 de fevereiro, sob pena de ter o título cancelado.

 

As consequências naturais do cancelamento do título de eleitor são: a perda de Cadastro de Pessoa Física (CPF), impossibilidade de tirar o passaporte, não poder se matricular em faculdade pública, não poder fazer concurso público e não poder participar de licitação pública.

 

O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).



Criado em 13/02/2016 - 14:52 e atualizado em 13/02/2016 - 17:25

Mais do programa