O nível do Rio Solimões, no Amazonas, chegou a 9 metros em oito dias e, se a alta continuar, em três meses o rio deve estar totalmente cheio. A previsão é da Agência Nacional de Águas (ANA).
Segundo o representante da Agência, Jaime Silva, nos últimos dias a água do rio subiu mais de cinco metros: “Nove metros e setenta e quatro centímetros, já subiu aproximadamente mais de cinco metros, em oito dias, embora ele esteja abaixo do ano passado um 1,85 metro, continua baixo com relação ao ano passado.”
O motorista de lancha da associação dos Catraeiros de Tabatinga, Manoel Félix, comemorou a cheia. De acordo com ele, quando as águas aumentam, as viagens de barco ficam melhores e mais rápidas.
“Vinte três minutos, depende do rio, quando enche é melhor porque não tem bancos de areia, perigo de praia, troncos na beira do rio, aí o cara viaja tranquilo, isso porque cortamos pelos atalhos.”
Nesta mesma época do ano passado, o nível do rio estava mais baixo: 7,89 metros.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões (96,1 FM), uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Nível do Rio Solimões no Amazonas sobe 3 metros em seis dias
Afetados pela estiagem no Amazonas e em Roraima recebem ajuda