O programa Amazônia Conectada, do Exército Brasileiro, concluiu a instalação de fibra óptica nos municípios de Coari e Tefé, no Amazonas. A iniciativa pretende conectar à internet 52 municípios amazonenses.
De acordo com o analista do programa, Tenente Renovatto, o próximo passo é levar a conectividade para região do Alto Solimões: “O próximo passo agora, que já estamos em execução é escrever toda a parte de Tefé a Tabatinga nós estamos elaborando, porque são vários subprojetos, mas já temos a compra do cabo, a confecção do cabo que é feita uma licitação internacional, esse nosso cabo que foi de 237km nós compramos na Noruega."
Para o professor Francisco Rodrigues Pereira, morador de Tabatinga, a internet por via fibra óptica vai ser importante, principalmente para educação e a medicina na região. “Como empresarial, como também pra questão da medicina eu vejo a questão da fibra óptica pra nós de suma importância porque isso vai viabilizar os nossos processos de conversas, de pesquisas reuniões, e no contexto escolar isso é importantíssimo para os alunos pra fazer suas pesquisas, evolução dos trabalhos científicos”, elogiou.
Já foram lançados mais de 242km de cabos de fibras ópticas. Quando o trabalho estiver finalizado, a previsão é de que 10gigabytes estarão disponíveis para instituições públicas.
Amazônia Conectada é um projeto de expansão das comunicações na Amazônia Ocidental, que deve levar uma série de serviços de rede de dados, de qualidade, à população do interior do estado, organizações militares, órgãos públicos, entre outros.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).