A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), divulgou nessa terça-feira(28) dados sobre os casos da gripe H1N1, no Amazonas. Conforme o balanço, o estado registrou em 2016, 50 casos de H1N1, com seis óbitos ocorridos em Manaus.
A campanha de vacinação contra influenza já foi realizada em maio deste ano no estado.
De acordo com diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, os vírus da influenza circulam durante todo o ano e, portanto, o monitoramento deve ser contínuo.
O estado do Amazonas estava sem ocorrência do vírus H1N1 desde 2015, informou o diretor.
A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Para prevenir a doença é importante manter a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, se possível usar lenço descartável para higiene nasal ou cubrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir.
O Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Manaus confirma mais uma morte por H1N1