O alto solimões passa pelo período da vazante. Nesta época, o nível do rio solimões baixa deixando igarapés, córregos e lagos praticamente secos, formando-se praias e tornando dias de viagens dos moradores cada vez mais longos.
Mas para o representante da Agência Nacional de Água (ANA), Jaime Silva, a situação ainda é estável. Nesta segunda-feira(11), de acordo com a régua telemétrica de Tabatinga, o rio baixou um pouco mais que seis centímetros.
“O rio Solimões está medindo hoje 7,90m. Ele passou três dias parado e agora voltou a secar. E está baixando. Está baixando uma média de seis a oito centímetros por dia, está muito alto ainda”, explica Jaime Silva.
Segundo o representante da ANA, o rio Solimões deve continuar secando até o mês de setembro: “Pode secar no mês de julho, agosto e setembro, lá pro dia 20 de setembro já deve voltar um ripiquete.”
No entanto o representante da Agência Nacional de Água diz que apesar da seca, as embarcações podem navegar sem problemas.
Repórter Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h45 (horário de Tabatinga), na Rádio Nacional do Alto Solimões, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).