Assim como nas ruas é necessário que o motorista seja habilitado para dirigir veículos e respeite a legislação de trânsito, nos rios também é preciso que o navegante obtenha a Carteira de Habilitação de Amador (CHA) e siga as regras de navegação.
O pescador de Tabatinga, no Amazonas, Francisco Morais, já possui a carteira há quatro anos e nesta quinta-feira (3) esteve na Capitania Fluvial do município para revalidar o documento. Para ele, obter a carteira dá segurança para navegar pelos rios da região.
O pescador reforçou aos motoristas fluviais atenção ao trafegar nos rios e seguir as regras de segurança de navegação, principalmente, referente ao uso de colete salva- vida.
Para obter a Carteira de Habilitação de Amador, o navegante precisa passar por um curso de Aquaviário Amador, em seguida requerer o documento na Marinha do Brasil, Capitania Fluvial de Tabatinga, no bairro portobrás.
O documento deve ser revalidado de quatro em quatro anos para o pescador artesanal associado em Colônias e já para os Sindicatos o processo é gratuito.
Capitania Fluvial de Tabatinga (AM) dá dicas para navegação segura durante seca
Baixa no nível do Rio Acre compromete a navegação