O deputado estadual Dermilson Chagas (PEN-AM) concede entrevista ao Programa Alô Fronteira, da Rádio Nacional do Alto Solimões, explicando o motivo da suspensão do pagamento do seguro-defeso a pescadores do Amazonas.
Para o pescador receber o beneficio é necessário que ele seja associado a alguma entidade representativa da categoria, como sindicatos e colônias e estar cadastrado no sistema do Ministério da Pesca e Agricultura (MPA). Segundo o parlamentar, a suspensão do pagamento do seguro-defeso de 2015 não aconteceu porque foram encontradas a inserção de 21 mil pescadores, no sistema do ministério, o que não podia ser feito.
“Nós descobrimos porque foi suspenso o seguro-defeso do ano de 2015: o Ministério da Pesca e Agricultura detectou a inserção de 21 mil pescadores - que não foi pelo Ministério da Pesca. Alguém pegou a senha, alguém manipulou a senha fora do Ministério da Pesca e isso levou à suspensão. E os indícios levam para a Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA). E aí desde 2012, 2013, 2014 e 2015 não inseriram nenhuma carteira no sistema.”
O parlamentar informou a situação ao Ministério Público Federal (MPF) pedindo investigação e prisão do autor do crime.
Mais informações no player acima.
O programa Repórter Solimões vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 13h45. Apresentação: Otto Farias.
Saiba mais sobre o seguro defeso para pescador artesanal