O defensor público e coordenador do núcleo do sistema penitenciário da Denfesoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ), Marlon Barcellos, falou ao Revista Brasil sobre a saída dos presos no Dia dos Pais.
Ouça a entrevista completa:
Ele explicou que a oportunidade de os detentos visitarem a família em datas como essa faz parte do processo de ressocialização, e só pode ser usufruída após o cumprimento de, no mínimo, um terço da pena com bom comportamento.
Ainda assim, muitas pessoas são impedidas de ter acesso ao direito da saída especial mesmo já possuindo os pré-requisitos. Segundo Marlon, a razão está na demora excessiva da justiça para julgar os pedidos de cumprimento desse direito.
Milhares de detentos do sistema penal passaram o Dia dos Pais em casa. Apenas no Distrito Federal, 930 presos - entre eles, 40 mulheres - deixaram os presídios entre as 7 horas da manhã de domingo e as 10 horas de segunda-feira.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sábado, às 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 8h, pela rádios Nacional da Amazônia, Nacional de Brasília e Nacional do Rio de Janeiro.