O Revista Brasil conversou nesta edição com o diretor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba. Ele contou que, com as chegada das chuvas, da vegetação devastada pelo incêndio que atingiu 66 mil hectares no Parque já está se recuperando.
Ouça a entrevista na íntegra:
Fernando explica que o cerrado abriga um grande mosaico de vegetações que possuem diferentes graus de resistência ao fogo. "Ele abriga desde vegetações mais abertas, como campos, até as mais fechadas, como floresta. Nas vegertações mais abertas a regeneração tem sido muito rápida, enquanto que em alguns pontos o impacto ainda é notável. "Mas o que predomina na paisagem é uma beleza grande com muitas espécies florindo", comemora Fernado.
No que diz respeito a fauna, ele avalia que o impacto também foi pequeno. "Temos avistado muitos espécies, como viados, capetos, uma tipo de porco selvagem, capivaras, dentre outros" Ele explica, contudo, que os animais estão se descolocando com mais intensidade nesse período, o que exige atenção redobrada nas estradas onde eles podem atravessar.
O Revista Brasil é transmitido, de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional de Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Rio de Janeiro. E no horário das 6h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões.