Tramita na Câmara dos Deputados uma proposta que modifica a forma de nomeação dos Comandantes-Gerais das Policias Militares e dos Bombeiros Militares. Atualmente, os comandantes são indicados diretamente pelo Governador do Estado. Caso o projeto seja aprovado, a escolha será feita através de uma lista tríplice. O relator da matéria é o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), que concedeu entrevista ao Revista Brasil explicando o projeto.
O relator afirma que as trocas seguidas de comando trazem transtornos à PM, por isso, ele defende a lista tríplice. "O governador ainda escolherá o comandante, mas será através de uma lista em que as escolhas foram estudadas pelos integrantes da própria instituição".
Pelo projeto, o comandante teria dois anos de mandato, evitando as trocas exageradas.
Fraga acredita que, por ser um cargo político, a escolha nem sempre agrada. "Assim o Comandante, tendo apoio de todos na tropa, terá mais condições para exercer sua função", diz.
O projeto já passou pela Câmara. Para virar lei, precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois pelo plenário do Senado.
Ouça a entrevista completa no player.: