O Revista Brasil conversa com o secretário geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sidnei Ferreira, sobre a diminuição do número de crianças vacinadas e o aumento dos casos de sarampo.
O especialista lembra que o Brasil tinha uma cobertura vacinal considerada uma das melhores do mundo, mas que infelizmente vem caindo e com isso temos mais adultos e crianças expostos à doenças, o que pode levar até mesmo a uma epidemia de sarampo.
Sidnei Ferreira explica que em breve haverá uma campanha para imunizar a população com idade até 49 anos, mas quem já tomou as duas doses, ou teve a doença, não precisará participar.
"A campanha se prende a pessoas que não tomaram o calendário completo da vacina, ou seja, as suas duas doses. Ou mesmo que não tomaram nenhuma das vacinas ou que não tenham seu cartão de vacina e não sabe se tomou ou não a vacina", ressalta.
O tempo de incubação do sarampo, de acordo com o médico, é de sete a 14 dias. Os sintomas são febre alta, conjuntivite, coriza, tosse, pintinhas vermelhas espalhadas pelo corpo e manchas brancas dentro da boca.
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.