Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição em Brasília usa tecnologia para incentivar a Literatura

"Eu Leitor" ficará na Biblioteca Nacional de Brasília até o dia 23 de setembro

Revista Brasil

No AR em 06/08/2018 - 10:43

A Biblioteca Nacional de Brasília sedia a Exposição Eu Leitor, que usa a interatividade e tecnologias como vídeos, projeções e imagens 3D  para incentivar a leitura. O curador da mostra, Luís Carreira, explica que o tratamento da Literatura é diferente, porque o foco é a arte, além da emoção em várias instalações.

"Ela apresenta a literatura de uma maneira inusitada, vamos dizer assim. Porque geralmente quando a gente fala de literatura, tem um tratamento muito escolar. Os livros, os autores aparecem como informações, a gente já pensa logo no universo escolar. E na exposição a literatura não aparece como um conjunto de informações históricas ou curriculares. Ela aparece como uma arte mesmo. Então usa os espaços, os objetos, o circuito todo para provocar uma semelhança, remeter a emoção que a própria palavra literária causa mesmo", explica.

De acordo com o curador, os visitantes da exposição começam o percurso por um traçado histórico, que conta um pouco da história do livro, da escrita, dos materiais e da literatura. Essa primeira parte é apenas  um mapa. Depois o circuito continuar com instalações artísticas que criam o ambiente sensorial, em que as pessoas ouvem textos e manipulam textos através de telas interativas. 

Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:


Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitida de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

 

 

Criado em 06/08/2018 - 10:47 e atualizado em 04/08/2018 - 09:40

Mais do programa