No programa Revista Brasil, o jornalista Valter Lima conversou com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, sobre o anúncio da Arábia Saudita em descredenciar cinco frigoríficos brasileiros que exportam frango para o país.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Turra, que já foi ministro da Agricultura, define essa decisão como negativa, já que, segundo ele, a Arábia Saudita é o maior mercado importador do Brasil, com média de 14% de importação.
Ele acrescentou que o Brasil é especialista em carne no ritual halal, quando o animal é abatido por muçulmano adulto, após oração para Alá, e com a face virada para Meca.
Para ele, a notícia ganhou uma dimensão maior porque havia a insinuação de que poderia ser uma retaliação à intenção de transferir a embaixada brasileira em Israel. No entanto, Turra afirmou que há muito tempo a Arábia Saudita alertava sobre a vontade de reduzir a dependência de carne importada, para fortalecer o produtor local.
Ao mesmo tempo, de acordo com Turra, o Ministério da Agricultura se movimenta para manter esse contrato e, com isso, a ministra Tereza Cristina deverá visitar os sauditas, para garantir essa importante demanda internacional.
O ex-ministro explicou que no documento que suspendeu esses frigoríficos há a possibilidade de requerer a inscrição para continuar com a exportação.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.