Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Catador morre vítima de leptospirose no DF

Segundo presidente da Associação de Catadores, no local há ratos e insetos. Vigilância epidemiológica diz que fará um trabalho de prevenção e educação com os trabalhadores.

Revista Brasil

No AR em 06/04/2019 - 11:23

Na última semana, um trabalhador da Associação dos Catadores de Papéis do Setor de Garagens Norte, faleceu vítima de leptospirose. A doença é transmitida pela urina de ratos. Esta foi a primeira morte por leptospirose em 2019 no Distrito Federal.

A presidente da Associação de Catadores de Papéis da Asa Sul, Luzia Borges, conta que o local não tem boas condições de trabalho. Há presença de ratos, escorpiões e mosquitos. “A gente até já não assustava mais com eles, porque a convivência já estava tão constante que a gente já estava acostumando a conviver com os ratos, entendeu? Pra trabalhar, pra sobreviver”, explica.

Ainda de acordo com Luzia, depois da morte o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) interditou o local e os catadores foram deslocados para um outro galpão provisório, também insalubre, já que não tem ventilação e o refeitório fica junto do lixo..

Segundo o gerente de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do DF, Fabiano dos Anjos, os trabalhadores do galpão não utilizavam equipamentos de proteção individual porque não era fornecido, o que preocupou a vigilância. ”Então o trabalho de educação em saúde foi proposto, junto às equipes de saúde, todas as equipes que foram mobilizadas para fazer esse trabalho”, ressalta.

Criado em 06/04/2019 - 11:31

Mais do programa