Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre superendividamento

Em entrevista, especialista explica que existem vários motivos para o endividamento

Revista Brasil

No AR em 04/04/2019 - 11:37

Não consegue pagar as contas e vêm acumulando dívidas? Então você pode estar superendividado. Isso ocorre quando se ultrapassa a margem de 30% do rendimento líquido apenas com pagamento de prestações financeiras – o que não inclui contas rotineiras como água, luz, telefone, condomínio. Para falar sobre o assunto, o Revista Brasil conversou com a advogada especialista em direito do consumidor Helena Lariucci.

Ouça no player abaixo:


Helena explica que a situação ocorre normalmente por um descontrole do cidadão, seja por questões emocionais ou psicossociais; mas também pode ter como causa problemas de saúde ou mesmo ser motivado pela facilidade de crédito.

 

“A responsabilidade é do consumidor, mas também, é do fornecedor. Imagina o seguinte, como que uma instituição financeira concede mais empréstimo para uma pessoa que tem, por exemplo, 60% da sua renda comprometida com empréstimos?”, ressaltou.

 

Ainda de acordo com a advogada, para evitar o superendividamento o poder judiciário promove diversas palestras por todo país. Uma delas tem como tema “Educação financeira e superendividamento – conceitos básicos e diretrizes de atendimento” e é promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e da Cidadania –Superendividados – Cejusc/Super e Defensoria Pública do Distrito Federal, nesta quinta-feira (04), das 14h às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.escola.defensoria.df.gov.br.     

Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

Criado em 04/04/2019 - 11:47

Mais do programa