O Revista Brasil acompanha o possível rompimento do talude do complexo da Mina de Gongo Soco, da Vale, no município de Barão de Cocais (MG). De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), o rompimento deve acontecer até o próximo sábado (25). O coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, Tenente Coronel Godinho, conversou com o programa.
Ouça no player abaixo:
Ele explicou que Barão de Cocais é o município com o maior número de casas evacuadas. Desde 22 de março, a barragem Sul Superior foi elevada ao nível 3, que é quando há risco iminente de rompimento.
"Como a gente já sabe que está prestes a cair, não tem condições nenhuma de inserir pessoas abaixo dele para fazer qualquer tipo de obra. A gente colocaria essa pessoa em risco", afirmou.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 443 moradores da zona de autossalvamento deixaram suas residências. No dia 25 de março, um treinamento envolveu mais de 3,6 mil pessoas que vivem em áreas secundárias que seriam atingidas. E no sábado passado (18) foi realizada mais uma simulação.
* Com informações da Agência Brasil.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.