O Revista Brasil entrevistou o médico urologista do Hospital de Base e Professor de Medicina da ESCS FEPECS Diogo Mendes. Ele comentou a decisão da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que indeferiu uma ação civil pública e decidiu que mulheres a partir de 40 anos têm direito de realizar mamografia pelo Sistem Único de Saúde.
Ouça no player abaixo:
"Essa decisão corrige um defeito da portaria do Ministério da Saúde, portaria inclusive que contrariava uma Lei de 2008 e agora está garantido o direito das mulheres a partir dos 40 anos. Isso é muito importante porque nessa faixa etária o câncer é muito agressivo, entre os 40 e 50 anos", afirmou.
Ele afirmou que mulheres com casos de câncer de mama na família com idades inferiores a 40 anos devem se preocupar. No entanto, do ponto de vista estatístico, a doença se manifesta a partir dos 40 anos.
Produção: Kátia Lins
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. E também de segunda a sexta-feira, às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.