O assunto é Reforma da Previdência. O Revista Brasil entrevistou Mauro Hauschild, advogado especialista em Direito Previdenciário.
Ouça no player abaixo:
Segundo o jurista, ela é impactante porque interfere praticamente na vida de todos os brasileiros. Para quem ja está no sistema previdênciário, eleva o tempo de contribuição, redefine valor de benefícios, reduzi valor de pensão, dentre outros.
Ele ainda reforçou que vai afetar aqueles jovens que vão conhecer o mercado de trabalho e um novo modelo com benefícios menores, além da idade mínima.
"Mesmo aquele que está ali na porta de saída já do mercado de trabalho vai sofrer um pequeno rescaldo e vai ter que contribuir mais algum período pra conseguir ter a sua aposentadoria, ressalvada aqueles, na data da promulgação já tenha os requisitos cumpridos", afirmou.
Para que a aposentadoria saia a 100% da média salarial, o homem deverá ter 65 anos e 40 de contribuição e a mulher 62 anos com 35 de contribuição, explicou o especialista.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 8h, na Rádio Nacional de Brasília. É transmitido de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.