Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa mede índice de transparência nas contratações emergenciais

DF e Espírito Santo estão bem posicionados, já Roraima e São Paulo não se destacaram

Revista Brasil

No AR em 22/05/2020 - 10:29

Um ranking da Transparência Internacional apontou que estados e municípios repassam informações insuficientes sobre as ações de enfrentamento da Covid-19. O Revista Brasil conversou com Guilherme Francecoordenador de Pesquisa da Transparência Internacional.

Ouça no player abaixo:


 

A pesquisa mostra o comportamento dos governos estaduais e municipais em relação à transparência nas contratações emergenciais em face de flexibilizações e celeridades que a pandemia exigiu, explicou o coordenador.

Pela pesquisa, DF e Espírito Santo ocupam as melhores posições. Em contrapartida, Roraima e São Paulo tiveram o índice menos favorável, com menos transparência.

 

"Nosso ranking não mede a existência ou não de irregularidades. Nós entendemos que ela pode vir a acontecer independente do nível de transparência", afirmou.

 

Guilherme informou que os critérios utilizados na pesquisa foram a existência das informações, o formato, a legislação e disponibilidade para o controle social, como canais de denúncias. 

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Criado em 22/05/2020 - 11:54

Mais do programa