Um ranking da Transparência Internacional apontou que estados e municípios repassam informações insuficientes sobre as ações de enfrentamento da Covid-19. O Revista Brasil conversou com Guilherme France, coordenador de Pesquisa da Transparência Internacional.
Ouça no player abaixo:
A pesquisa mostra o comportamento dos governos estaduais e municipais em relação à transparência nas contratações emergenciais em face de flexibilizações e celeridades que a pandemia exigiu, explicou o coordenador.
Pela pesquisa, DF e Espírito Santo ocupam as melhores posições. Em contrapartida, Roraima e São Paulo tiveram o índice menos favorável, com menos transparência.
"Nosso ranking não mede a existência ou não de irregularidades. Nós entendemos que ela pode vir a acontecer independente do nível de transparência", afirmou.
Guilherme informou que os critérios utilizados na pesquisa foram a existência das informações, o formato, a legislação e disponibilidade para o controle social, como canais de denúncias.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.