A democracia nas mais variadas vertentes, como na economia, internet, no desenvolvimento e na justiça, será debatida pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, pelo ex-ministro do Supremo Nelson Jobim, além do ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outros juristas e pensadores, na próxima segunda-feira (26), durante o evento "Um dia pela democracia", organizado pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), e que já conta com mais de 20 mil inscritos.
O Revista Brasil conversou com o fundador da ABDConst e organizador do evento, Flávio Pansieri.
Confira no player abaixo:
Segundo Flávio, que é também professor da Universidade Católica do Paraná (PUCPR), democracia não é viver num consenso pleno, e sim conviver num dissenso respeitando a opinião do outro.
"Esse estado de intolerância que vivemos é que é ruim de estar", complementa o advogado.
Ainda segundo o professor, o país vive pela primeira vez um debate entre progressistas e conservadores, o que leva a um momento de muita riqueza democrática.
"O que nós queremos é um espaço para que se possa ouvir o outro. Mas o que significa ser tolerante? Em uma democracia não é possível existir quaisquer temas que não possam ser debatidos", opina Flávio.
O evento, com transmissão on-line e gratuito, terá certificado de 12h de atividades complementares. Confira aqui a programação.
O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio.