O Revista Brasil desta terça-feira (22) recebeu o biomédico, delegado do Conselho de Biomedicina do Rio de Janeiro e coordenador do curso de Biomedicina do Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR), Raphael Rangel, para uma conversa sobre a nova variante do novo coronavírus, identificada na Europa, que pode ser até 70% mais contagiosa.
Rangel explica que as mutações são muito comuns nesse tipo de vírus. O Sars-Cov-2, vírus que causa a covid-19, já sofreu cerca de quatro mil mutações, mas nenhuma delas havia alterado as características de transmissão e letalidade do vírus.
Essa nova mutação, identificada na Europa, alterou uma característica que pode facilitar a entrada do vírus nas células, aumentando a sua capacidade de transmissão.
O biomédico esclarece, ainda, que as vacinas em produção continuam sendo eficazes, apesar de todas as mutações que o vírus sofreu até o momento.
O profissional recomenda manter atenção aos cuidados de higiene e distanciamento, que continuam sendo a forma de prevenção para a covid-19. Também reforça a necessidade de prudência nas festas de fim de ano e evitar aglomerações.
Ouça a entrevista completa no player acima.