Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Advogada explica cuidados que profissionais da saúde devem ter com redes sociais

Prática do "antes e depois" é proibida pelo Conselho Federal de Medicina

Revista Brasil

No AR em 14/01/2021 - 10:19

Como os profissionais de saúde devem se comportar nas redes sociais? Nesta quinta-feira (14), o Revista Brasil conversou com Ana Lúcia Amorim, advogada especialista em direito médico e professora da faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Confira no player acima.

Regras diferentes

Ana Lúcia explicou que as regras não são iguais para todos os profissionais da saúde. O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por exemplo, permite fotos de antes e depois de tratamentos, práticas proibidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A jurista falou que as regras não são iguais para todos e variam conforme a regulamentação de cada conselho profissional. 

 

"Juridicamente falando, a partir do momento que eu vejo um antes e depois e olho para aquele tratamento que ficou muito bom, gera em mim uma expectativa legítima da entrega daquele serviço, daquele padrão", esclareceu.

 

A entrega do resultado varia em cada organismo, ainda que o tratamento seja o mesmo.

Restrições

Ana Lúcia afirmou que, no caso do CFM, há resoluções próprias que falam da publicidade médica, que proíbe propaganda sensacionalista. As publicações precisam ter o caráter educativo e informativo.

Ela comentou que o ideal seria que o profissional tivesse dois perfis, um que falasse do trabalho e outro pessoal.

A advogada relembrou que as redes sociais não substituem a relação humanizada com o paciente no consultório.

 

"Nas redes sociais, ele pode passar as informações de uma maneira geral. Fica a critério do profissional ter ou não esses canais de comunicação. Uma vez que ele escolhe ter, deve obedecer todas as regras de publicidade", pontuou.

 

A especialista concluiu que a internet não é uma terra sem lei.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional Brasília e Nacional Rio, e às 6h (horário local) pela Nacional Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional Brasília.

Criado em 14/01/2021 - 11:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa